Sites e financeiras se unindo para disponibilizar crédito e alavancar Comércio Eletrônico

quinta-feira, agosto 17, 2006

Estadão:
A forma de pagamento é a chave para a expansão das compras pela internet. Para a maioria, o cartão de crédito é a grande moeda da web, mas visando facilitar a vida dos ’sem-cartão’, as lojas estão se associando a financeiras para vender produtos a prazo sem usar o dinheiro de plástico.

O Submarino foi um dos pioneiros. Desde 2002, oferece financiamento em 24 vezes, com a Finasa. ‘O produto requer cuidados. O agente tem de ir na casa do cliente para liberar o crédito’, diz André Shinohara, diretor comercial do Submarino.

Segundo Shinohara, essa burocracia deve durar pouco. Desde que se associou ao grupo financeiro Cetelem, em março deste ano, o Submarino passou a pensar em formas de deixar as compras mais acessíveis.

Neste trimestre, o site prevê lançar um cartão próprio, com crédito direto ao consumidor incluído. ‘Com isso, o site tende a captar clientes da classe C’, diz ele. ‘Você atende esse público à medida que amplia a forma de pagamento e o portfólio de produtos.’ No começo, o Submarino só vendia produtos considerados premium. Hoje vende 700 mil itens diferentes.

Na operadora de turismo CVC, essa tem sido uma questão crucial. De acordo com o diretor de tecnologia da informação, Paulo Palaia, muitos consumidores não terminam a compra de pacote turístico no site por falta de limite no cartão.

Para resolver esse problema, a operadora pretende estender para a internet uma parceria com a Fininvest, de financiamento de compras em 36 vezes. ‘O teste começou nas lojas há 1 mês. Se der certo, vamos levar para a internet’.

0 comentários: